Fale conosco: (11) 4012-4680

Uniformes de Alta visibilidade

Hoje é dia Nacional da prevenção de acidentes no trabalho. Nada mais oportuno do que falarmos dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual) não acha?? Eles são ferramentas importantíssimas na prevenção e proteção.

Como não teríamos espaço para tratar de todos os grupos de equipamentos de segurança, vamos abordar neste post a vestimenta de segurança de alta visibilidade.

Esta vestimenta é um uniforme de proteção para trabalhadores expostos à confusão visual do ambiente onde haja movimentação de cargas e veículos.

O Instrumento regulatório que normatiza a confecção deste tipo de uniforme é a NBR 15292. Nela você encontrará instruções para o desenvolvimento adequado da vestimenta para seus colaboradores, tendo como ponto de partida a classificação dos riscos por característica de ambiente e a quantidade adequada de materiais retrorrefletivos e de alta visibilidade para cada um dos riscos indicados.

São 3 as classes de riscos estabelecidas na NBR.

Na classe 1 estão enquadrados colaboradores expostos aos riscos pequenos em seu ambiente de trabalho, configurado pela baixa velocidade de movimentação (abaixo de 40 km) e baixa complexidade visual, sendo necessário pouco material para diferenciar o individuo do ambiente, como por exemplo:

– Colaboradores direcionando operadores de veículos em estacionamento de serviços;

– Colaboradores movimentando carrinhos de compras em áreas de estacionamento;

– Colaboradores expostos ao tráfego de equipamentos em depósitos.

Diferente da classe 1, a classe 2 se configura por ser de exposição mais atenuada ao ambiente de confusão visual, agravado por uma movimentação de veículos e equipamentos móveis que podem chegar à 80km.

Expostos ao risco 2 estão:

– Colaboradores de construção e manutenção de áreas urbanas;

– Colaboradores de serviços de água, gás, energia, telefonia, correios, etc.,

– Colaboradores que operam bagagem e equipes de terra em aeroportos, portos e estações ferroviárias e rodoviárias;

– Colaboradores que atuam com veículos de entrega e equipes de inspeção.

Já na classe 3 estão enquadrados os colaboradores que atuam em ambientes onde haja movimentação de veículos com velocidade superior a 80km.

São eles:

– Colaboradores de setor de construção e manutenção de autoestradas;

– Colaboradores de serviços de água, gás, energia, telefonia, correios, etc., trabalhando em autoestradas;

– Colaboradores de pedágio e equipes de inspeção;

– Colaboradores de atendimento de emergências e resgate em autoestradas (bombeiros, guinchos, etc.);

– Colaboradores de aplicação de lei (policia de trânsito, fiscais de tráfego, etc.).

Para cada grupo de risco existe uma quantidade adequada de material retrorrefletivo, fluorescente ou de desempenho combinado, conforme ilustra a tabela abaixo.

Os materiais não podem apresentar medida menor que 50mm, além da observância de que deve circular todo o tronco do colaborador, sendo necessário, portanto, que haja faixas na frente, costas e mangas, quando de peças superiores, e frente e costas para peças inferiores.

Abaixo deixamos algumas ilustrações para que você veja possibilidades de como os vestuários de alta visibilidade podem ser confeccionados.

Se você ainda tiver dúvidas sobre os vestuários de alta visibilidade, entre em contato conosco através do formulário de contato do site, colocando no campo mensagem “Dúvidas alta visibilidade”.

Caso tenha te ajudado, compartilhe com seus amigos. #useamotivacao

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × 1 =

BACK